Cinco dicas para organizar um casamento

Realizar uma cerimônia de casamento é uma tarefa que exige planejamento, paciência, atenção aos detalhes e muita, muita determinação. Reunimos algumas dicas básicas para você começar a organizar, desde já, uma festa inesquecível para você e seus convidados.

  1. Cerimonialista
    É perfeitamente viável você organizar a sua própria festa de casamento. Mas se quer ter mais tranquilidade e segurança de que tudo vai correr bem, contrate um(a) cerimonialista para ajudar você.
    Estes profissionais já conhecem o caminho das pedras e tem mais condição de indicar os melhores, mais econômicos e mais confiáveis fornecedores.
    Eles também ajudam a controlar o orçamento que você determinar. Afinal, pela sua experiência sabem o que pode dar errado, conhecem os atalhos e podem ser muito importantes na correção de rotas se surgirem imprevistos no caminho.

  2. Lista de convidados
    Este é um ponto fundamental. Só depois de definir a lista de convidados – quantas e quais pessoas comparecerão – será possível fazer uma projeção mais segura em relação ao local, aos espaços, ao buffet, a decoração e todos os demais itens do planejamento.
    Um bom começo na hora de fazer a lista é dividir os convidados por grupos: parentes da noiva, parentes do noivo, amigos da noiva, amigos do noivo.
    A partir daí, em conjunto, de acordo com o orçamento, definam um número máximo para cada grupo e comecem a fazer o corte e a seleção dos convidados.

  3. Data
    Quanto mais cedo você decidir a data do casamento, melhor. Considere que os dias mais procurados são sextas, sábados e vésperas de feriados. Como as reservas de locais normalmente são feitas com uma larga antecedência, quanto mais tempo demorar a definição, mais diminuem suas opções, tanto de lugares, quanto de datas.
    E não se esqueça: assim que houver a definição, envie um save the date para a sua lista de convidados, que já deve estar pronta.

  4. Estilo
    Cada casal é único e a festa de casamento deve representar a sua personalidade. Moderno ou nostálgico? Com as luzes da cidade ou o por do sol no campo? Despojado ou requintado? É hora de escolher o tema e o clima da festa e é isso que vai direcionar todas as definições futuras: local, decoração, convite, sonorização, buffet, trajes, iluminação, celebrante, bebidas e até as lembrancinhas.
    A partir daí, começa então a maratona de procurar e escolher os fornecedores e nessa hora ter ao lado um(a) cerimonialista é uma grande vantagem. Não se esqueça de solicitar sempre mais de um orçamento e faça pesquisas sobre as empresas ou prestadores de serviços com os quais você entrar em contato.

  5. Lista de presentes
    Muitos casais se sentem constrangidos na hora de fazer a lista de presentes. Mas não deveriam. Além de já ter se tornado uma tradição, a lista é uma mão na roda para os convidados, que muitas vezes ficam na dúvida sobre como presentear os noivos.
    Por isso, faça uma lista variada, relacionando presentes mais baratos e mais caros e dando assim um leque de opções abrangente.
    Só não se esqueça de divulgá-la com antecedência, para que os convidados tenham tempo de se programar.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso te ajudar?